Como estabelecer metas e atingir os objetivos

 

Sempre que um novo ciclo se inicia, a maioria das pessoas programa metas a serem atingidas. Porém, não adianta colocá-las no papel e esperar que elas sejam atingidas. Um dos primeiros passos é organizá-las.

Muitos profissionais confundem meta e tarefa, quando na realidade são coisas distintas. A meta é o que você quer. A tarefa é o que você tem de fazer para consegui-la.

Conheça sete princípios que o ajudarão a trabalhar suas metas.

1. Diga o que você quer, não o que quer evitar – a meta é o seu destino e dá a direção para onde se mover. Metas positivas são energizantes e motivadoras.

Perguntas-chave: “O que eu quero em vez disso?” ou “O que isso me dará? ou “O que eu ganho com isso?”

2. Faça suas metas desafiadoras e realistas – elas têm de ser atingíveis, mas não muito fáceis. As metas mais difíceis vão ensiná-lo mais. Mude as metas sempre que necessário. O objetivo é ter sucesso com uma meta que valha a pena e não falhar majestosamente. Quando atingir uma meta, congratule-se e estabeleça a próxima mais alta.

Perguntas-chave: “Essa meta é atingível?” ou “Essa meta é desafiadora?”.

3. Influencie os resultados diretamente – a meta deve estar sob seu controle direto. Você deve praticar a ação e não outra pessoa. Os outros, certamente, irão ajudá-lo, mas você terá que pedir isso a eles.

Perguntas-chave: “Esta meta está sob meu controle?” ou “O que farei para atingir essa meta?”.

4. Meça seu progresso – em primeiro lugar, as metas devem ter um prazo; você deve dar a si mesmo uma data limite. Em segundo lugar, decida como medir o progresso e como monitorá-lo continuamente.

Perguntas-chave: “Quando vou atingir essa meta?” ou “Como vou medir essa meta?” ou “Como vou saber que estou atingindo/que eu atingi essa meta?”.

5. Cheque seus recursos – recursos são qualquer coisa ou qualquer pessoa que possa ajudá-lo. É sempre motivador saber que você os tem.

Perguntas-chave: “Que recursos eu tenho?” ou “Como eu posso conseguir mais ajuda?”.

6 – Avalie o custo – qual é o custo das suas metas? Você quer e é capaz de pagar por ele? O custo não é simplesmente financeiro, mas, também, em termos de tempo e outras coisas que você poderia estar fazendo se não buscasse a meta.

Pergunta-chave: “Vale a pena ir atrás deste objetivo?”

7. Faça um plano de ação – o aprender está no fazer. Este é o momento em que você divide as metas em metas menores, para conseguir chegar às maiores. Comece com maiores e pergunte o que o impede de atingi-las, então estabeleça metas menores e específicas para vencer esses obstáculos.

Fonte: Recebida por e-mail há um bom tempo atrás….

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

1 thought on “Como estabelecer metas e atingir os objetivos

    Osni Carlos Feitosa

    (23 de setembro de 2016 - 18:27)

    Matéria super interessante,sou fâ do tema.
    Parabéns

Deixe um comentário