Mercado de TI para 2014 – Carnaval, Copa do Mundo e Eleições Devem Preocupar Você?

“Mercado de TI para 2014 – Carnaval, Copa do Mundo e Eleições preocupam empresários do setor de TI por conta da redução de dias úteis para negócios, além da suspensão das compras de tecnologia pelos governos federal e estadual a partir de abril.”

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” (Henry Ford)

Notícias como essa se multiplicam todo ano, mesmo que o veículo que a promova não se dê ao trabalho de “explicar” as razões de colocar um ponto final em um ano que está só começando. Agora vou dar os motivos pelos quais eu penso que isso é pessimismo inútil.

Lembrando a você que é a minha opinião. E você pode sim continuar a considerar que o ano de 2014 já acabou e fazer logo o balanço negativo da sua empresa apenas porque alguém que você não sabe quem é disse que seria assim.

Do mesmo jeito que apocalipse zumbi, fim do mundo, invasão extraterrestre, 3ª Guerra Mundial e piores previsões para todo tipo de negócios no Brasil sempre serão notícias que atraem público.

Mercado de TICalma, eu não estou dizendo que o mundo não vai acabar ou vai acabar…

Se bem que talvez a maior preocupação seja: “Ficaremos sem net? Não poderemos compartilhar fotos do fim do mundo no Facebook?”.

Esquece tudo isso, um empresário tem que ter foco no único fundamento do seu negócio: qualquer produto ou serviço que você irá vender, é baseado numa simples transação; VOCÊ E SEUS CLIENTES.

  • você vende;
  • ele te dá o dinheiro;
  • e você entrega algo em troca.

“Sério Valéria? Descobriu a roda hein?!”

Parece simples, bobo, mas o que é feito para encontrar e atrair clientes para o que você vende é motivo da falta de sono de empresários e de investimentos gigantescos desde que o mundo é mundo.

Por isso qualquer previsão ou notícia levanta questões como: ninguém vai investir no país, melhor não estocar mercadoria, melhor estocar muita mercadoria, melhor vender a empresa, melhor um concurso público,  etc.

Melhor mesmo é saber dos fatos como isso pode realmente afetar nosso negócio:

1º: O CARNAVAL e o Mercado de TI

Só tenho 2 perguntas:

  • Se o ano só começa no carnaval, o que você e sua equipe pretendem fazer com o SEU PATRIMÔNIO no período de 02 de janeiro a 01 de março de 2014?
  • Quantos dias tem o carnaval?

Enquanto você espera, empresas que fizeram um planejamento estratégico para 2014 já estarão executando suas metas para o primeiro trimestre do ano.

Para empresas com objetivos reais o carnaval só acontece durante o carnaval.

2º: COPA DO MUNDO E O MERCADO DE TI

Mercado de TI

Normalmente nós temos 9 feriados nacionais 7 pontos facultativos por ano. Exceção se algum desses dias cai no fim de semana.

Mas em 2014 poderemos ter mais feriados por causa da Copa do Mundo.

Com jogos em 11 capitais e no Distrito Federal. Na fase inicial do torneio estão garantidos três jogos da Seleção Brasileira de Futebol em dias úteis: 12/6 (quinta-feira);

17/6 (terça-feira;

e 23/6 (segunda-feira).

Caso seja aplicada a Lei Geral da Copa e nossa seleção avance (Vai lá Brasil!) até a fase final da competição, serão mais quatro jogos, e teremos mais um jogo do Brasil em dia útil, já na fase semifinal, dia 8 ou 9 de julho.

Mas, enquanto não há definição, quanto a estes feriados é bom saber que em 2014, teremos poucos feriados em dias úteis.

Veja que todos os feriados nacionais no 2º semestre caem em sábados ou domingos, exceção apenas para o Natal.

Pergunta: Após o carnaval em março você acha mesmo que o Brasil vai parar até o mês de junho e julho para comprar somente vuvuzela?

3º: ELEIÇÕES E O MERCADO DE TI

Mercado de TI

Falar que: “...além da suspensão das compras de tecnologia pelos governos federal e estadual a partir de abril.” é demonstrar pessimismo e sem dizer que desta forma não ajudamos a quem não tem conhecimento de fato da questão e que poderá tomar decisões precipitadas sob pena de perder lucros por causa de uma informação sem fundamento prático.

Carnaval tem todo ano, e normalmente a cada 4 anos soma-se a este evento a Copa do Mundo e Eleições.

“Mas Valéria este ano é diferente: a eleição é para presidente, governador, deputado federal e estadual você sabia?”

Ahhh só que não é!

Em 2010 também foi para tudo isso e ainda para senador. Se duvida confere aqui http://www.tre-ms.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores.

E para saber o quanto isto tudo influencia a venda de produtos de TI pelo Governo é só baixar este arquivo DADOS_GERAIS_DW_2010 , o qual demonstra crescimento no ano de 2010 das compras governamentais ( Como exemplo a esfera federal).

Você pode pesquisar à vontade mais dados como estes no link http://www.comprasnet.gov.br/.

MERCADO DE TI E O GOVERNO

A administração pública continuará comprando, até porque não existe qualquer vedação ao agente público para instaurar processo licitatório no período eleitoral, para compra de bens ou contratação de serviços.

E você pode conferir na Lei nº 9.504/97 – Estabelece normas sobre as eleições quais são as vedações durante o período em que se realizam eleições , estão expressamente citadas no texto legal:

“Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.”

É isso,  não há qualquer vedação legal que impeça a Administração Pública de realizar licitações em ano eleitoral, ressalvadas aquelas hipóteses (despesas com publicidade maior que a média dos últimos anos) do art. 73 da lei acima, bem como a realização de despesas nos últimos dois quadrimestres QUE NÃO possam ser cumpridas dentro do exercício.

Neste caso obviamente, esta restrição se refere  à esfera de governo (União, Estados, DF e/ou Municípios) que se encontra em período de sucessão eleitoral.

Portanto, podemos dizer que haverá redução de lucros, da mesma forma que podemos dizer que você esquecerá o seu celular, o aniversário da sua namorada, etc.

Convido você a conhecer milhares de boas oportunidades de negócios que já começaram para o setor de TI nas compras do governo. Acesse AQUI.

Fonte: Artigo da Valéria Costa para o site WebLicitações: http://www.weblicitacoes.com.br/mercado-de-ti-para-2014-carnaval-copa-do-mundo-e-eleicoes-devem-preocupar-voce/

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

1 thought on “Mercado de TI para 2014 – Carnaval, Copa do Mundo e Eleições Devem Preocupar Você?

    Mercado de TI para 2014

    (11 de setembro de 2014 - 14:37)

    […] de TI para 2014 – Carnaval, Copa do Mundo  e Eleições preocupam empresários do setor de TI por conta da redução de dias úteis para negócios, além da suspensão das […]

Deixe um comentário