Palestra Gimp – Vídeos disponiveis no Youtube

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de October de 2009

No dia 20 de agosto de 2009, o Centro de Computação da Unicamp promoveu uma
palestra sobre o software Gimp, ministrada por João S.O. Bueno. O João é
o responsável pela tradução para português do Brasil do GIMP, e colabora
diretamente no seu desenvolvimento.

A palestra, que durou quase três horas, entre a apresentação e a sessão de
perguntas, foi dividida em diversos blocos, segundo o tema, e publicada na
íntegra no Youtube.

Praticamente, é um curso completo de Gimp. A seguir, a relação dos blocos
devidamente ligados para sua localização no YouTube. Aproveitem!

1. Apresentação (http://www.youtube.com/watch?v=0JkaokNFc-0) – Introdução da palestra realizada no CCUEC/Unicamp, onde se apresenta quem é JB Oliveira.
2. Sobre a interface (http://www.youtube.com/watch?v=DAPZ-W6k4Jw) – Apresentando a interface do Gimp; a diferença entre a ferramenta lápis e a ferramenta pincel.
3. Trabalhando com a curva de cores (http://www.youtube.com/watch?v=fRYFnqWjlww) – como corrigir cor de imagens fotográficas com a curva de cores.
4. Configurando janelas (http://www.youtube.com/watch?v=xyodeFo_STI) – Como configurar janelas no Gimp.
5. Arrumando cores e enquadramento (http://www.youtube.com/watch?v=XXa1hvaTEXY) – Usando a curva de cores e a ferramenta de corte para arrumar suas fotos.
6. Usando a ferramenta de corte (http://www.youtube.com/watch?v=rc547UiTx58) – Como arrumar suas fotos usando a ferramenta de corte
7. Usando a seleção para mudar cor (http://www.youtube.com/watch?v=0PAZ6qXYyP4) – Como utilizar a ferramenta seleção para a correção de cores.
8. Usando a seleção para mudar o fundo – Como usar a ferramenta seleção para fazer fotomontagens – Parte 1 (http://www.youtube.com/watch?v=5k0v1tynrVY), Parte 2 (http://www.youtube.com/watch?v=gX6_ijhtawU), Parte 3 (http://www.youtube.com/watch?v=i1jJg1HiU9g).
9. Mais sobre correção de cores (http://www.youtube.com/watch?v=_ahraH2KvDI) – Mais informações sobre correção de cores.
10. Diferença de cores entre monitores; padrão CMKY (http://www.youtube.com/watch?v=2OHznwvd1sc) – Por que as cores ficam diferentes num projetor e na tela de um computador?  E por que o Gimp não trabalha com CMKY  se não tiver um plugin instalado?
11. Efeitos em texto (http://www.youtube.com/watch?v=qPZCNXJSLkg) – Criando texto para capas de trabalho e afins.
12. Tamanho e resolução de imagens (http://www.youtube.com/watch?v=ruT77x4sHwI) – Configurando o tamanho e a resolução de imagens no Gimp
13. Plugins (http://www.youtube.com/watch?v=ruT77x4sHwI) – Sobre os plugins para Gimp
14. De colorido a P&B (http://www.youtube.com/watch?v=NflBlvPaOYc) – Transformando suas fotos coloridas em fotos preto e brancas.
15. Textos e Efeitos – Mais informações sobre efeitos em textos – Parte 1 (http://www.youtube.com/watch?v=GAUqAl7aEWc), Parte 2 (http://www.youtube.com/watch?v=PPrep99jcg0), Parte 3 (http://www.youtube.com/watch?v=GAUqAl7aEWc).
16. Um pouco de tudo Respostas às dúvidas do público (http://www.youtube.com/watch?v=sMuV6EZufdg)
17. Formato de arquivos (http://www.youtube.com/watch?v=kNJiKiMmNY4) – Sobre as extensões de arquivos suportadas pelo gimp.

Fonte: E-mail do Dicas-L

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

Deixe um comentário