Profissional de virtualização está em alta

Profissionais da área de virtualização experimentam uma boa fase, segundo consultor Adriano Filadora, que traça cinco perfis importantes do cargo.

Ele acredita que, por ser um termo bastante abrangente, a virtualização pode ser desmembrada em subespecialidades no segmento de TI. Entre elas, as mais valorizadas são a experiência, arquitetura, armazenamento virtual, heterogeneidade e segurança.

“O mundo corporativo vem sentindo repercussões da crise econômica em intensidades diferentes. Isso impõe aos executivos de TI a missão de contratar profissionais especializados tanto em novas tecnologias, como em soluções capazes de reduzir gastos e assegurar ganhos em eficiência, segurança e produtividade”, afirma Filadora, que atua como sócio-diretor da Online Brasil.

Para o consultor, os profissionais da área ainda são raros, e por isso tem um valor tão importante no mercado de trabalho.

Confira as características de cada característica citada por Filadora:

Experiência

Profissionais com sólida experiência no desenvolvimento e na gestão de infraestruturas virtuais são ainda bastante raros no mercado. Mesmo assim, é importante avaliar a origem dos certificados. Os grandes players oferecem cursos em que o profissional tem de se sair bem tanto nos testes escritos como nos exames práticos antes de alcançar a certificação.

Arquitetura

O profissional que tem “olho clínico” será capaz de analisar o ambiente de TI e desenvolver uma arquitetura estável, eficiente e flexível. É necessário ter um profundo conhecimento das novas tecnologias disponíveis no mercado e ser bastante criterioso ao selecionar os recursos de virtualização, a fim de evitar gargalos e transtornos na hora de movimentar dados.

Armazenamento

Um bom especialista em virtualização, ciente de que o armazenamento de dados é parte integrante do uso da tecnologia, tem de planejar suas ações de modo a evitar o comprometimento das informações da empresa e até mesmo a perda de dados estratégicos e informações sigilosas de clientes. Através da consolidação das aplicações, banco de dados, informações, sistemas operacionais, rede e segurança, ainda assim temos de encarar os fatos e a possibilidade de enfrentar sérios problemas por falta de uma clara demarcação de obrigações, como havia antes no ambiente original, não virtualizado.

Heterogeneidade

Nomes como VMWare, Microsoft, Sun e Symantec, entre outras, não são exclusivas quando o assunto é virtualização. Ou seja, tanto melhor o especialista quanto maior sua capacidade de lidar com fornecedores diferentes e não ficar restrito a apenas uma marca.

Fonte: Info

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

Deixe um comentário