5 dicas para ser o CEO da sua carreira

Aplicar o comportamento de um CEO em todas as fazes da carreira pode ser o caminho do sucesso para jovens que almejam cargos de liderança, segundo especialista.

De acordo com Carlos Cruz, diretor da Up Treinamentos & Consultoria, os jovens já ingressam no mercado de trabalho com o olhar direcionado aos altos cargos, como de diretor executivo, por exemplo.

Ele acredita que as competências e talentos necessários para ocupar um cargo como esses podem ser executados em qualquer etapa da carreira. “Na verdade, quanto mais cedo se põe em prática, mais chances o jovem terá de realizar o sonho de um dia assumir a liderança de uma empresa”, afirma Cruz.

Geralmente, a imagem do executivo inspira diferentes reações nos funcionários. Mas um de seus principais objetivos é o de inspirar os demais membros a trabalharem melhor e alcançarem suas metas de forma concreta e objetiva.

“Poucos sabem o que faz um CEO e alguns até se questionam se ele é uma espécie de Super Homem dentro das organizações. Será que é? A resposta é simples: não. Esse profissional é reconhecido por sua capacidade de realização e transformação. Suas competências fazem com que ele consiga trazer melhores resultados para a empresa, tanto no que diz respeito aos lucros como à produtividade”, afirma Cruz .

Ele acredita que o primeiro passo para atingir o cargo é assumir a direção da própria vida, como erros e acertos. Além disso, é importante aprender a tomar decisões e sustentá-las. Entre as habilidades necessárias que podem ser desenvolvidas está a capacidade de liderar equipes e a de estabelecer metas ambiciosas que possam ser alcançadas.

Confira algumas ações podem ajudá-lo a ser o CEO do futuro:

Priorizar atividades que geram resultados – Não perca tempo com atividades que não tragam bons resultados. Conte com o planejamento estratégico para alcançar níveis de excelência ao longo do seu dia-a-dia

Buscar responsabilidades e assumi-las – Sabe aquele projeto importante que o seu chefe está para começar? Prepare-se e esteja à disposição para colaborar. Para que você possa ser visto, muitas vezes é preciso se expor. Não espere, crie suas próprias oportunidades e lembre-se: quem não é visto não é lembrado

Inovar e criar – Não realize suas tarefas de maneira automática, ou seja, pense sempre no que pode ser melhorado. Inovação é algo que toda empresa busca e, se você fizer isso também, há grandes chances de criar algo que faça a diferença para sua organização

Aprender a cada instante – Aproveite todas as oportunidades para aprender algo novo. Acredite que não existem erros e acertos, apenas resultados. A partir deste pensamento, idealize maneiras de aprender com os resultados e ir à busca das suas metas

Investir em você – Estude, trabalhe seu desenvolvimento pessoal e busque atividades que realmente lhe dão prazer e geram mais impacto positivo nos seus resultados. Para crescer na empresa é preciso crescer internamente, como indivíduo

“É importante que o jovem fique atento para não colocar o objetivo de se tornar um CEO em primeiro foco para sua carreira, nem com um fim, mas encarar esse fato como uma conseqüência de suas realizações ao longo do tempo”, afirma Cruz . “Estar no topo significa que mais responsabilidades serão assumidas, por isso, volto a dizer que é melhor começar pelas responsabilidades da própria carreira”, conclui.

Fonte: Info

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

Deixe uma resposta