Portabilidade chega a mais quatro DDDs; mais de 97 mil já pediram serviço

Nova etapa estende serviço a 60 milhões de usuários, meta é atingir todo o País até março de 2009

A partir desta segunda-feira (01/12), os usuários de telefonia móvel e fixa poderão trocar de operadora sem alterar o número em mais quatro DDDs: 82 (Alagoas), 83 (João Pessoa), 12 e 13 (São Paulo). Com esta etapa de implantação do sistema de portabilidade, a última de 2008, o serviço está disponível para 60 milhões de pessoas.

Segundo informações da ABR Telecom, desde 1º de setembro, quando a implantação foi iniciada, 97,6 mil usuários de telefonia móvel e fixa solicitaram troca de operadora, sendo: 61% usuários de telefonia móvel e 39% de telefonia fixa. Desse total, mais de 57 mil transferências foram concluídas.

Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve fazer o pedido à operadora para a qual ele quer migrar. Depois de fornecer dados como nome, endereço e documento de identidade, o usuário vai receber um número de protocolo, e a operadora antiga terá no máximo um dia útil para conferir as informações. O processo de portabilidade deve ser concluído em no máximo cinco dias após a solicitação do consumidor.

Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local – município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.

O processo de implantação será retomado em janeiro, quando outros sete DDDs terão a portabilidade à disposição. Pelo calendário da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até março de 2009, todos os usuários de telefonia terão acesso ao serviço.

Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=53286&utm_source=newsletter_20081202&utm_medium=email&utm_content=Mais%20quatro%20cidades%20ganham%20acesso%20%C3%83%C2%A0%20portabilidade&utm_campaign=ITWebDirect

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

Deixe um comentário