TI é responsável por 11% das contratações de outubro

De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Ricardo Xavier, as oportunidades em TI só perderam para as áreas Comercial e Administrativa, ambas com 13% do total.

Outro dado relevante levantado pelo estudo mostra que, após dois meses da eclosão da crise financeira mundial, foi a primeira vez no ano em que houve uma descontinuidade no aumento de vagas. O período teve 8,26% menos postos que em setembro deste ano, que por sua vez havia crescido 6,63% em relação a agosto.

As empresas internacionais foram as mais afetadas. O levantamento da Ricardo Xavier mostrou que, das 2 921 vagas abertas em outubro, 2 286 delas (78,26%) vieram de empresas nacionais. A queda só não foi maior pois a influência das contratações estrangeiras é pequena no Brasil. De acordo com Hélio Terra, presidente da consultoria, a maioria das oportunidades está em empresas de pequeno e médio porte, de capital nacional.

Embora tenha havido uma diminuição das contratações no mês de outubro, algumas capitais do país tiveram crescimentos significativos. É o caso de Curitiba (PR) e Salvador (BA), por exemplo. As duas capitais mais que dobraram o número de posições abertas com relação a outubro do ano passado. Curitiba cresceu 143,51% e Salvador, 178%.

Fonte: http://info.abril.com.br/professional/carreira/ti-e-responsavel-por-11-das-co.shtml

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

Deixe um comentário