AES fará demo de internet por rede elétrica

A AES Eletropaulo vai apresentar na próxima semana resultados de testes feitos com serviços de acesso a banda larga pela rede elétrica em São Paulo.

A companhia também irá detalhar o modelo comercial para oferta do serviço, que estréia em 2009, confirmou a área de comunicação da empresa.

A casa onde foram realizados os testes fica no bairro Itaim Bibi. A demonstração do serviço para a imprensa ocorre na próxima quinta-feira (13/11), às 10h.

A banda larga por rede elétrica, também conhecida como PLC (Power Line Communications) ou BPL (Broadband over Power Lines), vem sendo testada por outras empresas de energia brasileiras, como Copel e Cemig, mas ainda não há oferta comercial no mercado.

Uma das vantagens do PLC é qualquer “ponto de energia” na casa pode se tornar um ponto de rede – basta plugar o modem. Isso evita que prédios tenham que ser recabeados para distribuir o sinal de internet, por exemplo.

A tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar a até 200Mbps (megabits por segundo). Críticos apontam, contudo, que a interferência gerada por eletrônicos pode degradar a conexão.

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/07112008-30.shl

Post Author: Angelo M. Rodrigues

Desenvolvedor, Músico (nas horas vagas) e entusiasta de tecnologia. Trabalha com Tecnologias Web desde 1998, passando por diversos tipos de projetos nas áreas de distribuição, fabricação, financeira, comércio eletrônico, ERPs, entre outros.

Deixe um comentário